CIFOPLASTIA

Tratamento minimamente invasivo para fraturas da coluna.

Clínica Osaka Neurocirúrgica, tratamento de dor e coluna.

Cifoplastia é um tratamento minimamente invasivo para o tratamento das fraturas compressivas da coluna vertebral. As chamadas fraturas compressivas ocorrem frequentemente associadas à osteoporose e às metástases na coluna vertebral. Após o procedimento você deve repousar por 24 horas, mas pode receber alta no mesmo dia ou no dia seguinte. Pacientes que são submetidos à cifoplastia geralmente tem menos dor e melhoram sua qualidade de vida. As fraturas por compressão ocorrem quando um dos ossos da coluna (vértebra) fratura ou colapsa. Veja abaixo na imagem a pequena a coluna vertebral normal e na imagem grande um exemplo de fratura por compressão.
Neste tipo de fratura, a vértebra frequentemente perde o seu aspecto quadrado e fica parecendo uma cunha.


A osteoporose causa perda da resistência e estabilidade do osso. A osteoporose tem várias causas, dentre elas o sedentarismo, o tabagismo e o baixo consumo de cálcio. Imagine um pilar de concreto armado. O concreto armado é composto por uma moldura de ferro preenchido por cimento.

A osteoporose seria como se o pilar perdesse a parte composta por cimento. O arcabouço de ferro perde a estabilidade e acaba entortando. As metástases também causam esta “corrosão”, enfraquecendo a vértebra.

 

Outra causa muito importante e séria de fratura por compressão são as metástases na coluna vertebral. Pacientes com tumores (câncer) (incluindo o mieloma múltiplo) podem desenvolver outras lesões à distância da lesão primária, chamadas metástases (por exemplo, um paciente com câncer de pulmão pode desenvolver uma metástase na coluna vertebral). Os ossos da coluna vertebral são diferentes dos outros ossos. Os ossos das pernas por exemplo, são mais rígidos e densos do que os ossos da coluna, permitindo que você ande e sustente seu corpo.
Os ossos da coluna por sua vez, são menos densos e tendem a ser mais esponjosos. As fraturas por compressão, sejam elas causadas por osteoporose ou metástases causam deformidade e muita dor. A dor frequentemente é de forte intensidade e intratável com remédios apenas. A cifoplastia melhora a dor e restaura parte da deformidade causada pela fratura.

 

Como é feito o procedimento?

Uma pequena incisão (de cerca de um centímetro) é feita na pele para permitir a passagem de uma cânula que é guiada por raios-X até a vértebra fraturada. Veja na imagem abaixo a vértebra fraturada em formato de cunha e na outra imagem a entrada da cânula dentro da vértebra.

Uma vez dentro da vértebra, um balão é inserido e cuidadosamente inflado de forma a restaurar parcialmente a deformidade da vértebra e criar uma cavidade. O balão então é desinflado, retirado e a cavidade é preenchida por um material especial, de consistência pastosa chamado cimento ósseo.

Este cimento endurece e torna-se rígido em poucos minutos, estabilizando a fratura e a cânula é retirada.
Geralmente em cada vértebra este procedimento é feito duas vezes, uma em cada lado da vértebra.

Após a cifoplastia você será levado para a sala de recuperação anestésica e depois para o quarto, podendo receber alta no mesmo dia, mas às vezes é preciso passar a noite no hospital. Normalmente o local do procedimento fica um pouco sensível por alguns dias, mas existe uma melhora imediata da dor.

Em casa

Você deve realizar um repouso na cama por cerca de 24 horas após o procedimento e após este período pode retornar progressivamente às suas atividades de rotina. Atividades que exigem maior esforço, como carregar pesos, devem esperar 6 semanas pelo menos.

 

Como qualquer outro procedimento cirúrgico, existem riscos associados com o procedimento que devem ser discutidos com se médico.

 





Referências

Wardlaw D, Cummings SR, Van Meirhaeghe J, et al. Efficacy and safety of balloon kyphoplasty compared with non-surgical care for vertebral compression fracture (FREE): a randomised controlled trial. Lancet. 2009;373(9668):1016-24. Berenson J, Pflugmacher R, Jarzem P, et al.; Cancer Patient Fracture Evaluation (CAFE) Investigators. Balloon kyphoplasty versus non-surgical fracture management for treatment of painful vertebral body compression fractures in patients with cancer: a multicentre, randomised controlled trial. Lancet Oncol. 2011 Mar;12(3):225-35. Anselmetti GC, Muto M, Guglielmi G, et al. Percutaneous vertebroplasty or kyphoplasty. Radiol Clin North Am. 2010 May;48(3):641-9. Ledlie, J.T. and M.B. Renfro, Kyphoplasty treatment of vertebral fractures: 2-year outcomes show sustained benefits. Spine. 2006. 31(1): p. 57-64.

Agende Sua Consulta

Agende Pelo WhatsApp

Basta Clicar Aqui e Agendar

Pelo Telefone

11 2532.1649

Clínica Osaka Especializada em Dor e Coluna

Métodos de tratamentos avanados que contribuem para recuperação mais rápida atravém de procedimentos minimamente invasivos.

Horário de Atendimento

de Segunda a Sexta-Feira das 9:00 às 18:00
Sábados das 9:00 às 12:00hs

Estamos Aqui

Rua Dona adma Jafet 50 Conjunto 101 - Cerquira César
Phone:+55 11 2532 1649
Email: [email protected]

WhatsApp Agendar Cosulta