IMPRESSÃO 3D DE SUA COLUNA

Uma nova forma de avaliar seu caso. Clínica Neurocirúrgica Osaka.

 

REVOLUÇÃO 3D

A REVOLUÇÃO DA IMPRESSÃO 3D chega à medicina, facilitando o planejamento cirúrgico de sua cirurgia e permitindo que você entenda e manipule em suas mãos de modo “real” a sua coluna vertebral. Exames de tomografia e ressonância magnética são imagens bidimensionais, planas e quando usadas para avaliar um caso ou planejar uma cirurgia, dependem da imaginação do médico para serem reconstruídas mentalmente. O processo de impressão 3D surgiu recentemente e baseia-se na construção de um objeto sólido (isto é, tridimensional, com comprimento, largura e altura – as três dimensões de um objeto) a partir de informações digitais.


Apesar da primeira impressora 3D ter sido criada em 1984, foi apenas a partir do século 21que o processo se tornou realmente prático e disponível para o público.
A capacidade de gerar protótipos de praticamente qualquer formato permitiu sua aplicação em campos os mais diversos, como a indústria automotiva, a engenharia aeroespacial, a indústria do design e claro, na medicina. A impressão 3D atual é chamada de aditiva, por adicionar camadas sucessivas de um polímero derretido (ou outro material) que se solidifica para construir o modelo (veja a imagem abaixo em nossa impressora).

Crucial para o sucesso da impressão 3D é a adequada interface de software entre as informações digitais e o maquinário de impressão. O processo de impressão pode levar desde horas até dias, dependendo do tamanho e complexidade do modelo. Pense no espanto que o advento das máquinas copiadoras (Xerox) causaram quando surgiram para facilitar a vida dos estudantes e trabalhadores de escritórios! Agora, o processo de impressão 3D também permite que se copie formas tridimensionais. Imagine que em seu carro uma daquelas peças de plástico do painel se quebrou. Agora basta digitalizá-la, corrigir o defeito e imprimir uma nova! Sim, isso já pode ser feito!

Quando você entra num aparelho de tomografia ou ressonância magnética para fazer um exame de sua coluna, nada mais acontece do que a digitalização dos dados reais de seu corpo, dados estes que podem ser até gravados num DVD. Esta digitalização gera entretanto fatias de imagens artificiais, cuja correta interpretação depende do médico.

Frequentemente é difícil para o paciente olhar para estas fatias de imagens e compreender o que realmente ocorre em sua coluna. Para o médico, cabe a sua experiência e conhecimento de anatomia reconstruir mentalmente estas fatias e visualizar uma determinada lesão e planejar a sua cirurgia, se for o caso. A impressão 3D materializa estas fatias, unindo-as e produzindo um modelo “real” de sua coluna, permitindo não só que você visualize o estado de sua coluna, mas também permite ao médico simular o procedimento cirúrgico a ser realizado. As possibilidades são amplas! Materiais como parafusos podem ser escolhidos no tamanho adequado previamente à sua cirurgia. Retirada de parte do osso de uma vértebra pode ser simulada e demonstrada ao paciente.

Clique aqui e veja a entrevista dada pelo Dr Joel Teixeira ao jornal A Folha de São Paulo “Clínica Neurocirúrgica Osaka: Tecnologia e Inovação”.

Agende Sua Consulta

Agende Pelo WhatsApp

Basta Clicar Aqui e Agendar

Pelo Telefone

11 2532.1649

Clínica Osaka Especializada em Dor e Coluna

Métodos de tratamentos avanados que contribuem para recuperação mais rápida atravém de procedimentos minimamente invasivos.

Horário de Atendimento

de Segunda a Sexta-Feira das 9:00 às 18:00
Sábados das 9:00 às 12:00hs

Estamos Aqui

Rua Dona adma Jafet 50 Conjunto 101 - Cerquira César
Phone:+55 11 2532 1649
Email: [email protected]

WhatsApp Agendar Cosulta