Os procedimentos neurocirúrgicos por radiofrequência permitiram o desenvolvimento de uma ampla gama de cirurgias minimamente invasivas para o tratamento da dor, das lombalgias, das hérnias de disco e de outras dores, como a neuralgia do trigêmeo.
Tratamentos por radiofrequência se baseiam no uso do calor gerado pela passagem de corrente elétrica pelo corpo humano. Mas como o corpo não é lesado pela corrente elétrica, como ocorre nos acidentes elétricos ou quando tomo um choque? O truque está no uso de uma corrente elétrica com características especiais. Em vez da frequência de 60Hz que é o padrão das tomadas no Brasil, é utilizada uma corrente alternada de frequência bem maior, cerca de 350 a 500kHz.
O desenvolvimento de aparelhos que geram esta frequência mais elevada permitiu seu uso na área médica, sem causar interferência nos nervos ou no coração, podendo ser realizados sem a necessidade de anestesia geral. Desta forma, seu efeito é muito específico e localizado no tecido que se queira tratar.
O aparelho gerador utilizado por nossa equipe possui 4 canais, permitindo a realização de até 4 aplicações simultaneamente, diminuindo o tempo de cirurgia. Com uma interface eletrônica, permite ao neurocirurgião regular os diversos parâmetros da radiofrequência de acordo com o local a ser tratado. Este controle pode ser realizado de forma wireless, facilitando sua regulagem durante o procedimento e aumentando a segurança Pode ainda gerar outras modalidades de corrente, como a bipolar, utilizada por exemplo, para o tratamento das dores da articulação sacro-ilíaca.
Os procedimentos neurocirúrgicos por radiofrequência são geralmente chamados de rizotomias ou radiculotomias (rizo ou radículo significam raiz, no caso, se refere a raiz nervosa. Tomia significa cortar, no caso, significa bloquear o nervo que causa a dor por meio do uso da radiofrequência).
A aparelhagem para um tratamento por radiofrequência é composta por um aparelho gerador de radiofrequência, uma placa eletrocirúrgica, agulhas e eletrodo.
A placa eletrocirúrgica é uma placa aderida ao corpo do paciente e que realiza o fechamento do circuito elétrico
Placa eletrocirúrgica: é aderida ao corpo do paciente e serve para se fechar o circuito elétrico do sistema de radiofrequência
As agulhas utilizadas são descartáveis e desenhadas específicamente para este tipo de procedimento. São utilizadas para guiar a ponta do eletrodo até o local que se deseja tratar
Agulhas (escuras) e eletrodos (com cabo branco): a agulha é posicionada no local a ser tratado e o eletrodo é inserido por dentro da agulha e conectado pelo cabo ao parelho gerador de radiofrequência.
O eletrodo por sua vez, é inserido por dentro da agulha e é conectado ao aparelho gerador, conduzindo a energia de radiofrequência do gerador à ponta do eletrodo.
Montagem do sistema de radiofrequência: aparelho gerador de radiofrequência (“Electrosurgical generator”) gera a energia conduzida ao paciente através do eletrodo que é inserida por dentro da agulha (“handpiece”). O circuito por é fechado conectando-se o paciente ao gerador por meio da placa eletrocirúrgica (“patient return electrode”).
Os procedimentos por radiofrequência são guiados por radioscopia, que é como se fosse um Rx contínuo. Assim o cirurgião pode enxergar o avanço da agulha e do eletrodo de radiofrequência em tempo real, como se fosse um filme.
A radiofrequência pode ser utilizada para o tratamento das dores na coluna vertebral (cervical, torácica e lombar), das fissuras discais (dor discogênica), dores articulares (como o ombro, quadril, joelho e sacro-ilíaca), dores na sola do pé (fasciíte plantar) e para outras neuralgias (como a neuralgia do nervo trigêmeo e neuralgia do nervo occipital). Os procedimentos são realizados sem a necessidade de cortes, pontos ou anestesia geral. Normalmente o paciente pode receber alta do hospital no mesmo dia.
Veja neste site em Procedimentos as diversas aplicações da radiofrequência
Procurar soluções para problemas médicos complexos entendendo que inovação e tecnologia são partes integrais do tratamento.
Acreditamos que todo ser humano tem o direito de viver sem dor e sofrimento.
Cordialidade
Tratar aqueles que nos procuram com cordialidade e compaixão
Investigação
Investigar os casos difíceis valendo-se de todos os recursos médico-tecnológicos disponíveis
Persistência
Procurar e utilizar com perseverança novas opções para o tratamento de novas doenças
Segurança
Obedecer e respeitar as regras de segurança que favorecem uma cirurgia segura e bem sucedida.
Nota de Esclarecimento: Este texto é propriedade de Clínica Neurocirúrgica Osaka Ltda e é protegido pela Lei de Direitos Autorais no. 9.610. É proibida a reprodução sem autorização. Não são permitidas outras publicações ou uso comercial deste texto. O usuário não está autorizado a publicar qualquer parte deste texto em outro local, incluindo a internet. As imagens e vídeos utilizados visam facilitar a compreensão e não devem ser consideradas imagens fidedignas de eventos reais. As informações aqui contidas servem apenas para oferecer as informações principais ao paciente, não visam fazer qualquer tipo de diagnóstico e não substituem uma consulta com o seu médico. a linguagem foi adaptada para a compreensão pelo leigo.
Basta Clicar Aqui para Agendar
Clique Aqui para Agendar Agora
Métodos de tratamentos avanados que contribuem para recuperação mais rápida atravém de procedimentos minimamente invasivos.
de Segunda a Sexta-Feira das 9:00 às 18:00
Sábados das 9:00 às 12:00hs
Rua Dona adma Jafet 50 Conjunto 101 - Cerquira César
Phone:+55 11 2532 1649
Email: [email protected]